DESCRIÇÃO DA VAGA:
Recrutamento de 2 técnicos superiores para o exercício de funções de gestor de projeto e de técnico de comunicação e relações com a comunidade, na Universidade Aberta.
FUNÇÕES:
A) Técnico Superior para o exercício de funções de gestor de projeto:
• Assegurar o cumprimento das obrigações assumidas nos Contratos-Programa de Financiamento dos projetos;
• Promover a realização das atividades e tarefas previstas nos projetos;
• Executar e monitorizar os cronogramas de atividades e tarefas, introduzindo as medidas preventivas e/ou corretivas que se revelarem necessárias;
• Assegurar a monitorização global do projeto, bem como o reporte dos indicadores contratualizados à entidade financiadora;
• Proceder à análise dos problemas diretamente relacionados com o projeto;
• Assegurar que toda a informação requerida pela entidade financiadora e pelas entidades de controlo e de auditoria é disponibilizada em tempo e nas condições solicitadas;
• Conservar a totalidade dos dados relativos à realização do investimento, em suporte digital, durante o prazo fixado na legislação nacional e comunitária aplicável;
• Estudar, com a equipa afeta ao projeto e com os parceiros, as soluções possíveis para os problemas encontrados no decurso da gestão do projeto;
• Assegurar e promover a colaboração com outros serviços/departamentos da Universidade;
• Assegurar e promover a colaboração com os parceiros do projeto e com os stakeholders externos;
• Promover reuniões regulares para a avaliação e o acompanhamento da equipa do projeto;
• Proceder à elaboração e apoio de relatórios financeiros, intercalares e finais.
A) Técnico Superior para o exercício de funções de técnico na área de comunicação e relações com a comunidade:
• Desenvolver e implementar uma estratégia de comunicação eficaz para aumentar a visibilidade do projeto OpenEU em consonância e alinhamento com a estratégia de comunicação aprovada pelo consórcio;
• Envolver e sensibilizar docentes, colaboradores não docentes e estudantes sobre as iniciativas do OpenEU, promovendo a sua participação ativa nas atividades desenvolvidas e nas oportunidades geradas pela participação no consórcio;
• Organizar eventos, webinars e sessões informativas para difundir a missão e os objetivos do OpenEU, especialmente em temas como transformação digital, mobilidade internacional e desenvolvimento de competências;
• Criar e gerir conteúdos multimédia (artigos, newsletters, redes sociais) que comuniquem de forma clara os benefícios e avanços do projeto;
• Atualizar a página web do projeto e outros formatos web quando necessário com atualização das atividades do projeto;
• Colaborar com as diferentes universidades e parceiros do OpenEU para alinhar as comunicações e maximizar o impacto social e educacional do projeto.
REQUISITOS:
a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial; b) 18 anos de idade completos;
c) Licenciatura
Referência A:
Mínimo de três anos de experiência na gestão e no acompanhamento administrativo, técnico e financeiro de projetos, preferencialmente de projetos financiados por Fundos Estruturais e de Investimento Europeus e outros fundos europeus.
• Conhecimentos em gestão;
• Visão estratégica e de negócio;
• Domínio de ferramentas Microsoft Office e Open Office, e Bases de dados na ótica do utilizador;
• Conhecimento sobre as metodologias e frameworks de gestão de projetos no âmbito da monitorização de indicadores, identificação e resolução de riscos, tomada de decisões, definição de papéis e delegação de tarefas;
• Experiência de utilização de ferramentas colaborativas online e ferramentas multimédia;
• Experiência de elaboração de relatórios de execução técnica e financeira;
• Sólidos conhecimentos das línguas portuguesa e inglesa escrita e falada;
• Disponibilidade para participar em ambientes multiculturais e na colaboração com equipas internacionais. Valoriza-se a experiência anterior de trabalho nestes ambientes.
Referência B:
Mínimo de três anos de experiência na área das relações-públicas ou comunicação preferencialmente em Entidades do Sistema Científico e Tecnológico;
• Domínio avançado das línguas portuguesa e inglesa tanto na expressão oral quanto escrita; conhecimentos adicionais de outras línguas europeias serão valorizados.
• Capacidade comprovada de na área da comunicação em projetos educacionais e/ou iniciativas de transformação digital.
• Experiência significativa no engajamento de diferentes grupos e na comunicação com audiências internas.
• Histórico de sucesso na organização e gestão de eventos.
• Habilidade na redação e produção de conteúdos para diversos canais, incluindo texto, vídeo e redes sociais.
• Capacidade de planear, organizar e coordenar várias iniciativas ao mesmo tempo, assegurando o cumprimento de prazos e a qualidade.
• Competência para interpretar métricas e dados de campanhas, otimizando estratégias de acordo com o impacto gerado.
• Excelentes habilidades de comunicação adaptativa, capazes de influenciar e envolver diferentes públicos.
• Habilidade para propor soluções inovadoras e adaptar mensagens conforme o canal e o público-alvo.
• Disponibilidade para participar em ambientes multiculturais e na colaboração com equipas internacionais. Valoriza-se a experiência anterior de trabalho nestes ambientes.
LOCAL:
As funções podem ser exercida em Lisboa, Porto ou Coimbra à escolha do candidato selecionado.
CANDIDATURAS:
Data limite: 7 de janeiro
Submissão de candidaturas: [email protected]
Contacto: 300007735