12 competências que as Empresas procuram nos Candidatos

 

Num mercado cada vez mais competitivo, é fundamental possuir um currículo que permita ao candidato distinguir-se dos demais e posicioná-lo como um ativo valioso para a empresa.

Até mesmo competências consideradas menos relevantes podem ser um diferencial, se forem bem apresentadas ao empregador. 

 

Aqui vão algumas dicas do que as empresas mais valorizam nos candidatos:

Educação Relevante

A primeira coisa que as empresas procuram é formação de acordo com o cargo. Dependendo do que este exige, pretende-se uma correspondência entre as habilidades profissionais e as necessidades do mesmo.

Visão Estratégica de Mercado

Com a volatilidade do mercado, é essencial ter uma compreensão sólida do setor em que se atua. Ideias mal fundamentadas não contribuem para o crescimento profissional, portanto convém estar-se informado sobre as últimas tendências, sobre a concorrência e o mercado.

Adaptabilidade e Flexibilidade

As necessidades dos clientes e as estratégias empresariais evoluem e os profissionais devem conseguir adaptar-se a essas mudanças. Um profissional adaptável é aquele que enfrenta os desafios de forma assertiva, utiliza os recursos da empresa e propõe soluções inovadoras. Além de entender os riscos, procura gerar resultados positivos com estratégias criativas.

Resiliência

A resiliência é uma das soft skills mais desejadas. Isso não quer dizer que se deve aceitar tudo, mas sim enfrentar os desafios com otimismo, resistência ao stress e abertura para feedback, visando o desenvolvimento profissional e pessoal.

Capacidade de Resolução de Problemas

Mesmo que um candidato tenha todas as competências técnicas, a capacidade de resolver problemas é decisiva no recrutamento. Ser um ‘problem solver’ e ter a habilidade de improvisar são dois atributos altamente valorizados.

Criatividade e Inovação

Além das competências técnicas, ter uma mentalidade voltada para a solução de problemas torna as operações mais eficientes, o que significa reinventar métodos de trabalho mais inovadores e sustentáveis.

Um profissional criativo traz novas ideias que podem aumentar a competitividade e, consequentemente, os resultados da empresa. 

Capacidade de Liderança

As empresas procuram profissionais que possam crescer nas suas funções e assumir responsabilidades maiores. Em tempos de crise, essa característica é ainda mais valiosa, pois a alta rotatividade gera custos desnecessários.

Um líder transmite confiança nas suas decisões, compromisso com o trabalho e com a empresa, motiva equipas, inspira colegas e promove um bom relacionamento social.

Trabalho em Equipa

Independentemente da formação e experiência, a incapacidade de trabalhar em equipa pode limitar o potencial de um colaborador. Profissionais que mantêm bons relacionamentos interpessoais contribuem para um ambiente harmonioso e são capazes de alcançar melhores resultados. E trabalhar bem em equipa é essencial para aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho.

Valores Alinhados com os da Empresa

Todas as empresas gostam de profissionais cujos valores estejam alinhados com a sua filosofia, missão e valores. Ética, responsabilidade social, compromisso ambiental e até a imagem pessoal são aspetos importantes.

Antes de uma entrevista, é importante estar-se bem preparado e investigar a fundo a cultura corporativa da empresa, o seu posicionamento no mercado, projetos e áreas de atuação.

Vontade de Aprender

A disposição para aprender é uma habilidade cada vez mais destacada. O desejo de saber mais é um traço que desenvolve essa competência.

As empresas preferem candidatos com essa motivação e flexibilidade a alguém que tenha todas as habilidades técnicas, mas sem curiosidade.

Boas Habilidades de Comunicação

A capacidade de comunicação é cada vez mais valorizada. Ouvir, falar, compartilhar ideias, dar e receber feedback, enfrentar o público, usar linguagem corporal, lidar com conflitos e ser empático são características importantes.

Atenção aos Detalhes

A atenção aos detalhes é altamente desejável. Embora não seja crucial para todas as funções, esta competência indica um trabalho de qualidade e eficiência na execução das tarefas. Funcionários atentos aos detalhes procuram realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

 

As empresas de hoje procuram mais do que apenas competências técnicas nos seus candidatos. Valorizam profissionais com uma visão estratégica, adaptáveis, resilientes, criativos e inovadores. Portanto, na preparação para o mercado de trabalho, é fundamental considerar desenvolver estas qualidades para que seja possível destacar-se como o candidato ideal.

Deixar comentário

Nascido em 2004, o Carga de Trabalhos é a referência para quem procura emprego ou profissionais no sector da comunicação.

Segue-nos!

O Carga de Trabalhos nas redes sociais: