46% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego em 2025

A Microsoft, em parceria com o LinkedIn, revelou insights valiosos sobre o futuro do trabalho no mais recente Work Trend Index. Este relatório destaca a influência crescente da Inteligência Artificial (IA) generativa no mercado de trabalho e nas práticas diárias de empresas e profissionais.

Contrariando a ideia de que IA poderia significar perda de empregos, os dados sugerem um cenário otimista: um número crescente de profissionais está considerando mudanças de carreira, e as habilidades em IA estão se tornando um diferencial competitivo. O relatório indica que 46% dos trabalhadores globais ponderam sobre a possibilidade de se demitirem no próximo ano. Neste panorama, a expertise em IA é altamente valorizada, com dois terços dos líderes empresariais a revelar que preferem não contratar candidatos sem tal conhecimento. Além disso, 55% dos líderes expressam preocupação com a escassez de talentos em IA, especialmente nas áreas de cibersegurança, engenharia e design criativo.

No ambiente de trabalho, três quartos dos trabalhadores especializados já incorporam IA generativa nas suas rotinas, beneficiando da economia de tempo, do estímulo à criatividade e da capacidade de se focarem em tarefas mais significativas. Enquanto 79% dos líderes reconhecem a importância da IA para a competitividade organizacional, 59% estão ansiosos para medir os ganhos de produtividade proporcionados pela IA, e 60% temem que suas empresas não estejam preparadas para adotar essa tecnologia adequadamente. Já 78% dos colaboradores estão a usar as vantagens da IA no seu local de trabalho.

Este estudo envolveu uma pesquisa com 31 mil indivíduos em 31 países, uma análise de biliões de dados de produtividade do Microsoft 365 e feedback de clientes da Fortune 500. 

Deixar comentário

Categorias

Nascido em 2004, o Carga de Trabalhos é a referência para quem procura emprego ou profissionais no sector da comunicação.

Segue-nos!

O Carga de Trabalhos nas redes sociais: